[Diário de Bordo] Quando a tua tese de mestrado, feita há quatro anos, do nada, te leva a Londres

Fotografia Nuno Capela

A história da minha tese de mestrado é digna daquelas epopeias clássicas. Começou bem, muito bem, contra muitas expectativas, levou um abanão pelo meio, fiquei sem orientadora a meio do semestre da entrega, estive para mandar tudo ao ar, mas a um mês da entrega, não só consegui ter uma ideia solução, como ainda a implementei e escrevi aquelas belas 74 páginas que são a minha tese de mestrado. Tal não seria possível sem o milagre que foi a colaboração com o Francisco Fernandes, que me autorizou a adicionar coisas a um algoritmo que ele tinha inicialmente criado e que por isso iria ter uma utilidade diferente, e sem o milagre que foi ter um novo orientador que mostrou, e mostra ainda hoje, acreditar plenamente em mim – mesmo quando nem eu própria acredito.

A minha tese de mestrado na altura foi desenvolver um algoritmo que alinhasse transcritomas usando o protocolo RNA-Seq, com dados 454. Chinês, sim, mas não adianta muito aprofundar isso por aqui, o que interessa é que na altura obtive resultados super promissores só que mais uma vez quem podia e tinha meios para fazer a coisa evoluir não o fez. Soube mais tarde que o que tinha desenvolvido andava a ser utilizado em laboratórios no Brasil, mas créditos e publicação que fossem devidos, nem por isso. 

Recentemente, após uma visita de uns investigadores do King’s College ao Técnico, eles mostraram interesse nesse trabalho e, imaginem só, estavam prestes a organizar um workshop no tema. A deadline era o dia seguinte, que submetesse mal pudesse, e lá fui eu tirar o pó à minha tese. Não só aceitaram como ainda querem que eu vá lá dar uma talk de 20 minutos sobre a mesma. E é isto. Do nada parto para Londres por causa de um trabalho que fiz há quatro anos atrás, que ainda por cima foi doloroso para caraças, mas que agora vê os louros a surgirem. Confesso que nunca esperei vir a obter nada do sucesso que foram os resultados experimentais, mas tenho de admitir que me sinto entusiasmada. 

E sim, eu sei, ainda há uns dias falava de epidemias, simuladores de evolução de populações de bactérias, avaliações de árvores filogenéticas, análises de sentimentos e evoluções de relações nas redes sociais, e agora venho para aqui falar de sequências genómicas e transcritomas e quase que parece que tudo o que faço é de uma esquizofrenia brutal. A verdade é que esta diversidade de temas desafia-me imenso, mesmo que depois ande sempre com tudo atrasado e saltar que nem ping pong de uns assuntos para os outros. E é isto, decidi partilhar mais um bocadinho convosco desta minha vida real, porque isto bem parece que eu é só concertos e farra, mas acreditem que é bem mais do que isso. Beijos! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Unknown
Unknown
7 anos atrás

Parabéns e boa sorte. 🙂

Morrighan
Morrighan
7 anos atrás

Obrigada, Sara! :))

Beijinho!

MC
MC
7 anos atrás

Muitos parabéns Sofia, aproveita bem, Ela está a sorrir-te. Beijocas

Morrighan
Morrighan
7 anos atrás

MC, muito obrigada :)) Vou tentar! Só quero que tudo corra bem!

  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide