[EVENTOS] BINNAR 2016 / 1ª SEMANA

Com a primeira edição a acontecer em 2016, BINNAR é um festival de arte nascido em Vila Nova de Famalicão, Portugal. É organizado pela plataforma com o mesmo nome, com o apoio da Câmara Municipal. Agrega várias parcerias e diferentes espaços da cidade (museus, galerias, fundações, escolas e outros) para apresentar um programa que junta artistas consagrados e emergentes.

A entrada é sempre gratuita em todos os eventos e actividades.

CASA DAS ARTES

3 NOVEMBRO 2016 // 21h30

// ANA DEUS (PERFORMANCE) + CORAÇÃO DE CÃO (DOCUMENTÁRIO)

“COLO” DE ANA DEUS

Ana Deus apresenta “Colo”

Colo : Um solo de Ana Deus ao colo de ruídos e imagens falantes.

Colo : É um solo de Ana Deus. Loops de filmes (som e imagem) alimentam a base sonora que acompanha textos ou canções quase a nascer.

Ana Deus nasceu em Santarém, vive no Porto, trabalha onde conseguir. Canta desde sempre. Depois de ter feito parte da banda pop Ban, desde 1988, e de em 1993 ter iniciado com Regina Guimarães os Três Tristes Tigres, em 2010 volta à carga das canções com Alexandre Soares no projecto Osso Vaidoso. Em 2015, começa com Nicolas Tricot o projeto Bruta, com poesia de autores outsiders. Também fez canções para teatro e cinema.

“CORAÇÃO DE CÃO” DE LAURIE ANDERSON

– Parceria: Cineclube de Joane –

Sinopse: Com assinatura de Laurie Anderson, uma das mais reconhecidas artistas norte-americanas, um filme-ensaio sobre a vida, a morte e a linguagem que resulta numa reflexão íntima e pessoal sobre a perda. Narrado com a sua própria voz, mistura histórias de infância, teorias filosóficas e políticas com algumas das suas experiências mais íntimas, desde a relação com Lolabelle, a sua adorada cadela “rat terrier”, à morte da mãe – que lhe deixou alguns sentimentos ambivalentes –, ou o trágico falecimento de Lou Reed, o seu companheiro de anos, falecido a 27 de Outubro de 2013.

Título original: Heart of a Dog (EUA / França, 2015, 76 min.)

Realização e Argumento: Laurie Anderson

Fotografia: Laurie Anderson, Toshiaki Ozawa, Joshua Zucker-Pluda

Música: Laurie Anderson

Produção: Canal Street Communications

Estreia: 24 de Dezembro de 2015

Distribuição: Leopardo Filmes

Classificação: M/12


CRU – ESPAÇO CULTURAL

4 NOVEMBRO 2016 // 22h

// CRÓ! + MADRASTA (CONCERTOS)

CRÓ!

Cró! Nasceu no ano 2007 nas profundezas da ria de Vigo. Banda de rock de difícil classificação e que não é possível de descrever com as etiquetas comerciais habituais. Alternativo? Psicadélico? Progressivo? Vintage? O que são os Cró!? Cró! é música instrumental, canções e improvisação. Neste Outono apresentam o seu último trabalho, o LP chamado “Mounstros”, gravado no Verão e que promete trazer novas sonoridades e mais surpresas. Porque se há uma coisa que define os Cró! é a sua capacidade de evolução. 

MADRASTA

Madrasta é a banda de Hélio Rafael Soares (guitarra), Manuel Molarinho (baixo) e Paulo Santos (bateria), onde o rock serve de base exploratória para paisagens cinematográficas histórias sem voz. Gostam de ensaiar de dia e de criar descomprometidamente. Lançam em primeira mão, no BINNAR, o disco “Matiné”.


FUNDAÇÃO CUPERTINO DE MIRANDA

5 NOVEMBRO 2016 // 18h

// CINTAADHESIVA (CONCERTO / PERFORMANCE)

CINTAADHESIVA

Projecto literário e musical, que sobre o fio condutor da música de Jesús Andrés Tejada e Pablo Muñíz e o vídeo de Area Erina, os textos de Silvia Penas vão dotando de significado as melodias, os ritmos, a cadência e as imagens. Trata-se de uma totalidade orgânica onde texto, música e vídeo não se acompanham, mas sim tratam de se fundir e confundir-se. Às vezes, o recitado converte-se em canção.

VÁRIOS LOCAIS

3 – 20 NOVEMBRO 2016

E se pela cidade encontrássemos intervenções feitas com a maior subtileza do mundo? Como seria encontrar uma pequena mensagem num escrito, num desenho, numa chapa, num tecido, num banco, numa imagem projectada, num som? Faria diferença na nossa vida? Haverá na nossa vida espaço para contemplação, para uma surpresa, para um sussurro?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide