[Crónica PAC] Super Bock Super Rock

Entrei tarde para a música, para o que se entende verdadeiramente por “gostar de música”. No secundário, só o metal me dizia respeito, até para ter algo com que conversar entre os colegas de turma, apenas cinco no que toca ao género masculino. A faculdade, onde entrei aos 17, começou a abrir novos mundos. Mas os concertos só viriam mais tarde, e logo em dose grandiosa: a edição do Super Bock Super Rock de 2007 foi não só o primeiro festival a que fui, mas o primeiro concerto (ou concertos) a que assisti por conta própria (festas da terrinha ou os Xutos algures no Estoril não contam. E ainda bem, caramba).

Note-se bem a “armada” contratada pelo SBSR nesse ano: Metallica, Arcade Fire, Bloc Party, Klaxons, LCD Soundsystem, Jesus & Mary Chain, Interpol, Underworld. Tudo bandas com digressões à altura novas, ou discos novos, ou no pico das suas formas. Ainda hoje, e não é por qualquer filtro nostálgico mas por uma aproximação mais ou menos objectiva, tenho para mim que este cartaz é um dos melhor elaborados de toda a história de festivais em Portugal. Será mesmo o melhor depois do boom desse género de eventos; hoje em dia é difícil igualá-lo, quer porque já não se fazem bandas como antigamente (não creio nisto, by the way), quer porque as promotoras já não arriscam, em nome de um retorno seguro.

Pouco importa; houve este SBSR, bem perto desta cidade ribatejana na qual moro, cerca de dez minutos de comboio e água na mochila. Água essa que, bem, quase foi retida na entrada. Hoje sou mais esperto – vou com credencial de imprensa e escuso de prestar quaisquer declarações às autoridades policiais. Se bem que ainda me lembre de ter esta conversa com um dos senhores agentes da PSP ali destacados:

– Não pode levar a garrafa com a tampa. Então, o que é que vem ver hoje?

– Errr… Linda Martini.

– Epá, Linda Martini é muita bom. Pode seguir.

Por aqui se depreende que nunca tive muito jeito para a conversa.

Era Junho, final de, e estava um calor insuportável. O primeiro concerto ipso facto da minha vida respondeu aos apelos da minha adolescência: Men Eater, primeira banda da tarde e que ali estava antes de se ter tornado “de culto”. Escusado será dizer que as memórias desse concerto ou de todos os outros ficaram entretanto turvas, e nem sequer foi por culpa do álcool. Dessa tarde, “dia do metal” quando ainda existiam “dias do metal” (graças a Satã que essa prática acabou; é muito mais divertida a mistura entre géneros), sobram apenas mini-recordações: uma rapariga a desmaiar à minha frente assim que os Stone Sour sobem ao palco, Joe Satriani a dar um belo concerto independentemente daquilo que o Cristiano Pereira (JN) escreveu à altura (num dos melhores textos – e mais odiados – sobre festivais que já li), os Metallica a interpretar aquele glorioso tema que dá pelo nome de “Orion”.

Entre o primeiro e segundo dia de festival, interpôs-se um interlúdio (outra prática felizmente extinta) até se chegar a um dos concertos que mais queria ver: o dos Arcade Fire, que perdi no ano do rebentamento, em Coura. Tanto, que disse à minha boleia – um vizinho meu – que podia ir-se embora sem mim, aí por volta das 23h, obrigando-me posteriormente a fazer, a pé, o trajecto pela Estrada Nacional entre Sacavém e Alverca (demorei duas horas a chegar à Póvoa, desisti e fui o resto de táxi). Era o ano de Neon Bible, e ainda me lembro de começarem com um sample vídeo de uma qualquer coisa brasileira, até chegar a “(Antichrist Television Blues)”, um dos seus temas mais subvalorizados. Mas este dia não foi feito apenas de coisas boas; os Klaxons destruíram por completo o meu gosto por Myths Of The Near Future, o seu álbum de estreia, com um concerto hediondo (pior que o dos The Gift nessa mesma tarde, o que quer dizer muita coisa). Os Bloc Party foram decentes, eles que nunca conseguiram ser verdadeiramente mais que “a banda do anúncio da Vodafone”. À semelhança de tantas outras…

Eis que surge aquele que foi então (talvez continue a ser) um dos grandes concertos da vida de um moçoilo: os LCD Soundsystem, saidinhos de Sound Of Silver, segundo melhor disco da década dos zeros a seguir ao Funeral, que puseram toda a gente a saltar ao som de uma certa escumalha norte-americana, dez anos antes de Donald Trump fazer jus a esse título. A piada foi, no entanto, outra: a velha guarda que, a meu lado, passou o concerto inteiro dos Jesus & Mary Chain a pedir a “Darklands” e aconselhou os manos Reid a meter mais cavalo. Eu e o Diogo Abreu, hoje em dia um conhecidíssimo comediante, fartámo-nos de rir (e ele depois safou boleia, um senhor). E tal como no dia anterior: o descalabro pelas mãos dos Maximo Park, banda para miúdas histéricas extravasarem as suas hormonas. Praga… Interpol e Underworld salvariam o último dia, com os britânicos a fazer-me acreditar de vez no poder da música electrónica (“Born Slippy” é, ainda hoje, a minha canção preferida de sempre, eu que só recentemente vi o Trainspotting pela primeira vez), e os TV On The Radio a fazer-me acreditar que eu nunca na vida iria papar aquilo (ainda não papo, que soneira). Mas, regra geral, foi um bom festival com o qual perder a virgindade. Só voltaria a estas lides no ano seguinte, mas isso já dá outra história…

Paulo André Cecílio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide