Young Fathers, Andy Shauf, You Can’t Win, Charlie Brown e Mão Morta no Vodafone Paredes de Coura

O trio de Edinburgo Young Fathers tem seguido uma trajectória muito própria com a sua combinação única de R&B, rap e pop, onde também vai cabendo o rap alternativo, o indie pop e até a música electrónica. Formado em 2008, durante a adolescência dos seus membros, e depois de passar por várias metamorfoses, o grupo gravou “Inconceivable Child… Conceived”, “Tape One” e “Tape Two” e começou a construir uma impressionante reputação enquanto banda ao vivo. “Death” chegou em 2014 com uma fusão de ritmos inventivos e corajosos e letras incisivas que lhes valeu o Mercury Prize, prémio que arrecadaram vencendo uma concorrência consideravelmente mais conhecida. “White Men Are Black Men Too” foi editado no ano seguinte e mostrou-se mais experimental que o seu antecessor. A mais recente contribuição do trio escocês é “Only God Knows”, música punk-gospel que faz parte da banda sonora de T2 – Trainspotting.

Igualmente interessado por música desde a adolescência, o canadiano Andy Shauf foi autodidata a aprender guitarra, bateria, piano e qualquer outro instrumento com o qual se cruzasse. As músicas que escreveu e gravou na cave da casa dos pais acabaram por se transformar em “Darker Days” (2009), trabalho ao qual se seguiu “Bearer of Bad News”, o registo com folk e pop sofisticados, editado em 2012, reeditado em 2015, e bem recebido pela crítica. O trabalho seguinte seguiu um processo semelhante na sua construção com Shauf a preferir gravar cada instrumento e arranjo ele próprio. O resultado é “The Party”, uma detalhada pérola pop para ver ao vivo na Praia Fluvial do Taboão.

Fundados em 2009 por Afonso Cabral, Salvador Menezes e Luís Costa, os portugueses You Can’t Win, Charlie Brown passaram rapidamente a sexteto com a entrada de David Santos, Tomás Franco de Sousa e João Gil. O homónimo EP de estreia abriu caminho a “Chromatic”, o primeiro LP da banda que a apresentou como projecto de linguagem musical definida e a levou a paragens dentro e fora do país. Seguiu-se “Diffraction/Refraction”, em 2014, e, quase três anos depois, regressaram com “Marrow”, o terceiro álbum de originais onde as tendências folk e as guitarras deram lugar a uma sonoridade mais eléctrica e dançável.

Reconhecida como umas das mais importantes bandas na cena rock portuguesa, os Mão Morta marcaram a sua posição desde o início, em 1985, com sons alternativos de experimentação, letras sombrias e uma intensidade e humor negro bastante característicos. Do rock ao punk, metal, industrial e experimental, a sonoridade dos Mão Morta pode ser difícil de categorizar, mas o seu lugar na história da música portuguesa está bem definido. À 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura trazem a celebração dos 25 anos da edição de “Mutantes S.21”, lançado em 1992. O quarto álbum dos bracarenses, considerado por muitos o melhor do grupo, foi responsável, entre tantos outros temas, por “Budapeste (Sempre a Rock & Rollar)”, um dos mais conhecidos da mítica banda.

Young Fathers, Andy Shauf, You Can’t Win, Charlie Brown e Mão Morta juntam-se aos já confirmados Foals, At the Drive-In, Nick Murphy (Chet Faker), Beach House, Future Islands, Ty Segall, Foxygen, Benjamin Clementine, BadBadNotGood, !!! (Chk Chk Chk), Car Seat Headrest, Beak>, Ho99o9, Moon Duo, Sunflower Bean e Manel Cruz, na 25ª edição do Vodafone Paredes de Coura.

Os passes gerais para a 25ª edição do festival podem ser adquiridos no site oficial do festival e ainda em BOL.pt, Ticketea, Festicket e loca

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide