[Diário de Bordo] Desejos desencontrados

FIM-DE-SEMANA! Mais, fim-de-semana com toneladas de coisas para fazer! A semana passou tão rápido, com tanta turbulência e imprevistos que agora, chegados estes dois dias de suposto descanso, levo as mãos à cabeça e tento perceber por onde começar para recuperar algumas das coisas que ainda estão para trás. 

Hoje saiu este comic, no único site de comics que visito com regularidade, e não me podia ter rido mais. A caminhar para o final do terceiro ano de doutoramento, e percebendo cada vez mais a importância das publicações, principalmente em revista, não consigo não me identificar com a primeira e não consigo não desejar ser a segunda! Ahahahah 🙂 À medida que o tempo passa, penso eu, cada aluno de doutoramento ganha o desejo de se tornar cada vez mais independente e autónomo. A verdade é que nos primeiros dois anos andava sempre a medo, sempre à espera de directrizes e manuais de instruções de como fazer isto ou aquilo, mas dificilmente se consegue fazer um doutoramento assim, ou pelo menos fazer com sucesso e estatuto. No último ano, felizmente, também pelas experiências que fui tendo em conferências e pelo convívio com outros estudantes mais avançados, a coisa tem transitado ali do primeiro boneco para o segundo, mas quem me dera ser genial o suficiente para ter um paper numa publicação como a Nature! Ahahah, quem sabe um dia chego lá! 

Antes de lá chegar, até ao final do ano gostava de ter mais dois papers prontos, com um deles a ter deadline agora em Abril, e até me dá uma coisinha má quando penso no quão pouco tempo tenho para tal. Claro que neste caso a solução não é ficar a panicar, antes colocar mãos à obra. Um fenómeno natural que está a ocorrer como consequência deste boost de trabalho no meu doutoramento é o facto de eu andar cada vez mais ausente do universo literário e musical. Pelo menos presencialmente e até a nível de exploração e de artigos no blogue. Lembro-me que quando tivemos a talk no Talkfest este assunto – o de haver alturas em que não há muito tempo para nos dedicarmos aos nossos projectos laterais pessoais – foi abordado. Na altura eu disse que tínhamos de aceitar isso, afinal o que nos paga as contas é a nossa profissão, mas não consigo não me sentir um pouco triste. No entanto, é o que é, responsabilidades primeiro, e eu tenho a sorte de realmente me conseguir entusiasmar também com aquilo que me paga as contas. Acaba por ser um sentimento de culpa a dobrar, mas tenho a certeza que vai valer a pena e que mais tarde vou conseguir equilibrar a balança. Já houve alturas em que o blogue esteve onfire e a minha situação profissional meia miserável, por isso vamos tentando que a coisa se vá compensando. 

Ainda assim, sou bastante sortuda porque vai havendo malta a querer continuar as colaborações com o blogue, que tem paciência de santo comigo, por isso dificilmente o blogue vai, alguma vez, parar totalmente, E é isto que tenho para partilhar convosco hoje. Estava divisão meia ingrata, estes desejos meio desencontrados, entre aquilo que tenho e consigo fazer, com aquilo que gostava de poder fazer. Pensamento positivo e bola para a frente! Espero que vocês, leitores, se encontrem bem, que possam desfrutar de algum descanso, hoje está um belo dia!, e podendo não se acanhem – passeiem, leiam, vão a concertos, aproveitem bem todos os momentos que podem para se sentirem vivos! Beijos! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide