Em Outubro, pela Coolbooks: Portismo à Maneira, de Francisco Simões

Portismo à Maneira

Francisco Simões

Formato: e-wook / capa mole

N.º páginas: 202

PVP: 4,99€ / 13,30 €

Um guia indispensável a qualquer educador portista

Um livro divertido sobre as peripécias da construção de uma identidade clubística 

Como se constrói uma identidade clubística? Portismo à maneira curta – um guia prático e undamental para a educação de um pequeno portista, é um estudo pioneiro, de validade científica dúbia e quase nada manipulado, e a resposta de Francisco Simões a esta pergunta. É também o título da mais recente obra da Coolbooks, e está disponível a partir do dia 4 de outubro (em formato físico e digital) na livraria virtual Wook, na Bertrand.pt e no Espaço Professor da Porto Editora. Ao longo dos primeiros cinco anos de vida do seu filho, o autor e educador portista, registou a forma como combateu os resultados menos conseguidos do clube e se opôs a ataques, insinuações e influências de deseducadores adversários e eternos rivais. Deste estudo de caso resultou um manual carregado de humor que promete ajudar os leitores a estabelecerem a identidade clubística de “pequenos dragões” indecisos. Desde a forma como a história pode ser alterada em benefício da formação de um carácter digno de um adepto azul e branco, passando pelas dificuldades da primeira ida ao Estádio, às fintas criadas pelo pequeno portista para ludibriar rivais e seus argumentos, nenhuma solução é deixada ao acaso ao longo dos quinze relatos e quatro secções desta obra. Portismo à maneira curta – Um guia prático e fundamental para a educação de um pequeno portista é um manual de leitura obrigatória – e de consulta regular – que promete fazer as delícias dos adeptos mais ferrenhos do Futebol Clube do Porto e arrancar gargalhadas aos demais, com as irónicas observações do autor e as hilariantes situações criadas pelo pequeno portista. Um livro para ler até ao final. Até porque, como é sabido, “prognósticos só no fim do jogo”.

LIVRO

O portismo é um sentimento espontâneo, mas…e se um garoto decidir enjeitá-lo? E se os tempos recentes, de maior adversidade competitiva do que o habitual, pusessem essa tendência natural em perigo? E se não for esse o caso e, mesmo assim, o educador portista quiser ter à mão meia-dúzia de truques para educação portista, dos mais sublimes ou daqueles mais rasteiros, com entrada a pés juntos e direito a vermelho direto, apenas porque sim? Este manual reúne todo o tipo de soluções para proteger a pequena alma portista das tacanhas insinuações dos deseducadores dos outros clubes. A formação do carácter, as emoções, a definição de limites ou a aprendizagem, está tudo aqui, muito bem explicadinho, em quinze relatos e quatro secções. Talvez sejam incluídas demasiadas imprecisões e alguns resultados tenham sido manipulados de forma consciente, para não dizer descarada. Mas ao menos essa conclusão é de ciência certa.


AUTOR

Francisco Simões é portista há trinta e muitos anos. É casado, pai de um pequeno portista e vive na Ilha Terceira, nos Açores. Nas horas vagas do seu portismo, é investigador no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, onde coordena o grupo Comunidade, Educação e Desenvolvimento. Estuda o desenvolvimento social de crianças e jovens, conhecimento que se revelou essencial à elaboração deste relatório. Esta é a sua primeira obra não-científica. Talvez por isso seja a mais rigorosa que teve oportunidade de escrever. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide