Milhões de Festa 2018 – Uma nova tradição para o cartaz fechado do Milhões de Festa

Performance, concertos participativos, festas silenciosas, com glitter e que revisitam a etnografia local, feiras e curadorias são as propostas que encerram o cartaz deste ano do Milhões de Festa. Cumprindo a promessa de trazer novidades de formato e conteúdo, esta décima primeira edição fecha as contas com duas mãos cheias de projectos que prometem abrir uma nova tradição para o festival minhoto.

Curadorias: Criação colaborativa

A criação em colaboração sai reforçada nesta edição do Milhões de Festa. Em continuidade, a parceria com o SWR Barroselas Metalfest, dedicada à mostra de bandas nos espectros mais pesados da música, assumida aqui pelos concertos deNashgul, Greengo, Pé Roto e Ell Granada. Em estreia, a curadoria da FAT OUT, colectivo de criação de Manchester responsável por algumas das mais turbulentas, intensas e obscuras festas da cidade. Ao Milhões, trazem a Festa da Abelha Gorda, uma celebração em que o mote é “to bee yourself” com a ajuda de muito glitter e das actuações de Croww, Marilyn Misandry, GSY!PA, Hajahh e do Queen Bee Supergroup. E se de discos se faz também a vida da promotora Lovers & Lollypops, não poderia faltar aqui a parceria com a companheira FAVELA DISCOS, este ano a olhar de fora o Minho, as suas tradições e festas, com a Adega Cooperativa de Marte, os Amigos da Anta, o Psico-Baile e a actuação dos Fação Barulho, banda de post-techno-gaita-de-foles. Haverá ainda o leilão de um presunto vegan.

A cenografia do recinto está entregue, em mais um ano, à dupla Geração Aumenta (Alexandre Mota e Francisca Marques) que, com o apoio incondicional da ArtWorks, parte do metal como elemento matricial para a produção dos componentes cenográficos. A ArtWorks, empresa parceira desta intervenção, forneceu a matéria-prima e garantiu o equipamento e o espaço de trabalho necessários para a criação da maioria dos elementos em cena na edição deste ano.

Festas aos Milhões

Minhoto em genética, o Milhões de Festa não fecha os olhos às tradições do seu território, propondo um plano de festas que, em modo dança, completará a programação de bandas do cartaz. Honras de abertura para a AERÓBICA, a festa que tem vindo a marcar a diferença nas noites portuenses, garantia de total diversão e transpiração. A fechar o festival, o palco Taina transforma-se numa SILENT DISCO, com as actuações a serem transmitidas directamente para os headphones cedidos pela parceira Red Bull.

A cidade será ela também um dos palco do festival. Vaiapraia e As Rainhas do Baile, The Evil Usses, Johnny Hooker e Ensemble Insano são as bandas que, entre sexta e domingo, vão actuar em diferentes espaços de Barcelos.

E porque ser minhoto é também saber comer, o palco Taina vai, pela primeira vez, estar aberto ao almoço. Os concertos só começam à tarde, mas antes de se rumar à piscina, vai ser possível provar alguma da melhor gastronomia e diferentes vinhos locais. 

Da performance à música, o público vai ser chamado a reagir

Concebendo o festival como mais do que um espaço musical, o Milhões de Festa 2018 vai estender tentáculos à performance, ao bem-estar e à participação. Serão várias as razões para o público se envolver com os artistas e criadores convidados. Da feira de webzines, BD e discos, NECROMANCIA EDITORIAL, às aulas de SuNA Yoga, que se realizarão todos os dias ao longo da tarde, passando por MOTION WITHIN, uma performance de 15 mulheres a bordo do único veículo autorizado para circular no espaço do festival depois da abertura de portas.

Lembremos aqui as já anunciadas actuações de NATALIE SHARP e GAZELLE TWIN, ambas a desenharem um novo espectáculo interactivo que se estreará aqui em Portugal, e a rave techno-ritualística de UKAEA.

Os novos anúncios encerram com quatro novas entradas para o painel de nomes confirmados: Peter Gabriel Duo, Decibélicas, Phantom Chips, Sereias e DJ Lynce. 

O festival minhoto regressa entre 6 e 9 de Setembro com muita música para ouvir e descobrir. Electric Wizard, Squarepusher, Os Tubarões, Mouse on Mars, The Heliocentrics, Circle, The Bug feat. Miss Red, Nubya Garcia, Lena d’Água e Primeira Dama com a Banda Xita, 700 Bliss, The Mauskovic Dance Band, Warmduscher, DJ Paypal, Bala, Scúru Fitchádu, Mirrored Lips, Afrodeutsche, Pharaoh Overlord, WWWater, Grabba Grabba Tape, Krake Ensemble, Indignu, Gonçalo, Cacilhas, Kink Gong, Paisiel, Tajak, DJ K-Sets, Suave Geração, Cumbadélica, Eduardo Morais, DJs da Casa são os artistas também alinhados para os três dias.

A par do campismo, a organização terá ainda disponíveis transfers gratuitos entre Braga e Barcelos e soluções de glamping. Os bilhetes, esses, já estão à venda na bilheteira online e nos locais habituais por €60 (passe geral) e €20 (diário).

Toda a programação e informações estão disponíveis em www.milhoesdefesta.com.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide