Engenharia Rádio debate o futuro da Rádio no III Fórum de Rádio Independente :: 1 e 2 de dezembro

O Podcast e a digitalização da Rádio são o grande tema da 3ª edição do Fórum de Rádio Independente, que decorre dias 1 e 2 de dezembro ...



O Podcast e a digitalização da Rádio são o grande tema da 3ª edição do Fórum de Rádio Independente, que decorre dias 1 e 2 de dezembro no Pólo Zero, no coração da cidade do Porto. 

Pela primeira vez, a Engenharia Rádio (rádio universitária do Porto) vai transmitir o evento para toda a cidade em 91.5 e 102.1 FM, que contempla um painel de oradores e uma componente de formação lecionado por profissionais do mundo radiofónico.

Porto, 29 de novembro 2018  - João Cadete de Matos, presidente da ANACOM, Maria Almeida, presidente do projeto de jornalismo independente "Fumaça", Pedro Santo e João Moreira, que dão voz às personagens do Aleixo FM e Bruno Aleixo e Nuno Pires, autor e produtor da Rádio Universidade de Coimbra, são nomes que constituem o painel do debate "A Digitalização da Rádio - o Podcast, as Plataformas e as Tendências", com moderação de Filipe Borges Teixeira, Coordenador Geral da Engenharia Rádio. 

O programa contempla ainda uma visita à Rádio Universidade de Coimbra e uma Tertúlia com Fernando Alvim, humorista, locutor e apresentador, que estará presente para partilhar a sua experiência do mundo radiofónico. Todo o evento será transmitido em 91.5 e 102.1 FM através de um emissor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do emissor Bernardino Machado da Rádio Manobras.

A componente formativa do Fórum assenta num workshop de Produção e Locução, a cargo de César Nóbrega, animador de rádio e jornalista. O workshop tem como finalidade a produção de um programa, desde a sua estruturação à gravação e edição. O encontro vai facultar ainda um convívio eminente entre todos os participantes onde experiências, opiniões e aprendizagens serão um intercâmbio entre todos.

As inscrições são gratuitas. A Engenharia Rádio convida todos os entusiastas do mundo radiofónico a participarem nesta experiência e, para além disso, incentiva a todos os participantes a debaterem constantemente os paradigmas deste que é um dos mais antigos órgãos de comunicação social, de entretenimento e, para muitos, um grande companheiro.

O Fórum de Rádio Independente nasceu há quatro anos pela mão da Engenharia Rádio, com o intuito de cultivar e incutir a cultura radiofónica a membros de projetos independentes de rádio em Portugal, não fechando nunca as suas portas a meros amadores e/ou ouvintes. Atualmente, é um local de discussão, partilha e promoção a nível nacional da Rádio Universitária, Independente, Experimental e Comunitária, onde são tratados temas relacionados com a temática da rádio e da comunicação em geral.

A Engenharia Rádio (ER) é a única Rádio Universitária na cidade do Porto. De carácter universitário, independente e experimental, emite 24/7 a partir dos nossos estúdios na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e conta com 16 programas de autor em grelha, num formato podcast e mais de 60 colaboradores de várias faculdades. Para além dos programas próprios, tem neste momento em grelha programas em parceria com o JPN (FLUP), FCNAUP, Hip Hop Rádio e Centro Hospitalar de São João. Nos quase 12 anos de existência, já cobrimos e organizamos diversos eventos, num programação dinâmica e interactiva, sendo também uma preocupação a divulgação de notícias relacionadas com o mundo académico, o mundo da música e a atualidade local.

0 comentários