Opinião: Destemida, de Lesley Livingston (A Gladiadora #1)

Destemida

Lesley Livingston

Chancela: Saida de Emergência

Saga/Série: A Gladiadora  Nº: 1

Sinopse: Fallon é a filha mais nova de um orgulhoso rei celta e sempre viveu na sombra da lendária reputação da guerreira de Sorcha, a sua irmã mais velha, que morreu em combate quando os exércitos de Júlio César invadiram a ilha da Bretanha. Na véspera do seu 17.º aniversário, Fallon está ansiosa por seguir os passos da irmã e conquistar o seu legítimo lugar entre os guerreiros reais. Mas ela nunca terá essa oportunidade, já que é capturada e vendida a uma escola de elite que treina mulheres gladiadoras — e cujo patrono é o próprio Júlio César. Numa cruel reviravolta do destino, o homem que destruiu a família da jovem poderá ser a sua única hipótese de sobrevivência. Agora, Fallon terá de ultrapassar rivalidades perversas e combates mortais — dentro e fora da arena. E talvez a maior ameaça de todas: os seus sentimentos proibidos, porém irresistíveis, por Cai, um jovem soldado romano.

OPINIÃO: A vantagem de quando se está a viajar e temos longas horas de espera e de vôos é que podemos usar esse tempo como desculpa para ler. Com o ritmo de vida a que tenho andado, ler um romance do principio ao fim tem sido impossível. Metem-se as leituras académicas, os manuais das disciplinas que tenho que leccionar, etc., e sempre que pego num romance fico com aquele sentimento de culpa de que provavelmente devia estar era a trabalhar… Estando entre vôos e dentro do avião, libertei-me desse sentimento de culpa e mergulhei em Destemida. Foi o único romance que levei comigo para a Polónia (fora o calhamaço Comportamento) e foi o melhor que podia ter levado. 

Há muito tempo que estou fora dos romances históricos/fantásticos/místicos e Destemida foi muito mais do que esperava. Logo de início reacendeu uma chama inesperada de entusiasmo ao puxar-me para um imaginário celta em que, ainda para mais, a personagem principal tinha como sua deusa de eleição a Morrighan. Eu sei, no livro escrevem Morrigan, mas é-me difícil escrever sem ser com o h. Eheh. Parece que lhe falta ali qualquer coisa! Mas voltemos ao livro. A protagonista do livro chama-se Fallon, é filha de um rei celta e um dos seus objectivos de vida é ser uma guerreira. Aliás, conhecêmo-la precisamente enquanto ela pratica o “vôo de Morrighan”, uma manobra que muito poucos conseguem executar e que acarreta um elevado risco para o executor. 

De um ambiente seguro, com Fallon a descobrir o seu primeiro amor e prestes a tornar-se numa das guerreiras do seu pai, passamos rapidamente para um ambiente de perigo e de imprevisibilidade. Lesley Livingston conseguiu de forma brilhante aquilo que queria – um mundo sem magia, mas absolutamente deslumbrante e com uma energia tão própria que quase parece impregnado dela. De foragida a gladiadora, o crescimento de Fallon enquanto personagem foi algo que me agradou. Teve de passar a criança a mulher, mas não foi daquelas transições repentinas. A autora sobe como explorar toda a estrutura de personagens secundárias para conduzir Fallon ao ritmo certo ao ponto necessário para ser a heroína que revela. 

Mesmo que os leitores saibam muito pouco de história, em Destemida conseguem ter uma excelente noção do que foi a invasão da Britânia pelos romanos e ainda como todo o mecanismo político, muito baseado também em guerras de bastidores, funcionava. A violência enquanto entretenimento provem do aborrecimento de quando as guerras acalmam. É preciso reavivar as memórias, reconstruir glórias passadas… E assim surgem também as gladiadoras. Só uma mulher poderia escrever de forma tão apurada e aguçada sobre um grupo de mulheres e todas as suas dinâmicas de confiança e traição.

O ritmo da narrativa não nos dá hipótese. Não queremos largar, nem por um segundo, Fallon e as suas companheiras. Há demasiadas intrigas escondidas, demasiados passos em falso que podem ser dados! E, claro, aquela componente que não podia faltar e que fico grata que não tenha sido exagerada… o romance! Dou os parabéns a Lesley Livingston por ter construído personagens femininas tão fortes e tão capazes que, mesmo não abdicando do seu lado emocional, mantém-se firmes nas suas convicções. Claro que ajuda quando os personagens-chave masculinos são também eles estruturados refletindo interacções que podiam ter acontecido na realidade. Isto é, lemos o livro e não dizemos “só mesmo em livro é que isto podia acontecer!”. Se por um lado por vezes adoramos perdermo-nos em fantasias, este foi um romance inspirador em que agradeci ter pouco de fantasioso. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide