[Diário de Bordo] Depois de duas semanas a antibióticos, as novidades

Imagem retirada do Pinterest

Pensei em muitas maneiras de começar esta entrada no blogue, mas a verdade é que todas me pareciam ter uma carga negativa, o que não corresponde ao meu estado de espírito. É verdade que muita coisa desagradável tem acontecido, mas isto na vida já sabemos como é. Um passo de cada vez, um dia de cada vez. Desde que vim da Polónia, e com o início do semestre, que de repente muita coisa se acumulou. Ainda não me quero adiantar muito sobre o assunto, mas digamos que a febre da especulação imobiliária chegou aos subúrbios em força e que a questão dos senhorios tentarem forçar a saída dos inquilinos sem respeitarem a lei não acontece só nos grandes centros. A juntar a isso, entretanto fiquei sem um segundo siso. Isto dos dentes do siso consegue ser um verdadeiro inferno! Das dores iniciais, ao TAC necessário para não danificar nada, aos dois antibióticos de seguida… Isto é que tem sido andar com náuseas, sonolenta e sem energia! Felizmente a disposição mental, com os seus altos e baixos, tem-se aguentado. Quando passamos por uma sucessão de acontecimentos que nos fazem querer puxar os cabelos e mandar tudo à fava, sem dúvida que é necessário colocar tudo em perspectiva e mudar a nossa forma de pensamento para não nos deixarmos arrastar para uma disposição depressiva e negativa. 

No meio disto tudo tem sido complicado actualizar o blogue, mas com a preciosa ajuda do João Morales, vamos tendo algumas entrevistas para ouvir, textos para ler e muita música para descobrir. As redes sociais do blogue andam um pouco mortas, o que penso ser consequência natural desta fase menos activa. Muito honestamente, não é tanto se as pessoas comentam ou não os artigos. A minha única preocupação é que este projecto continue a fazer sentido. Primeiro para mim, já que, claro, sou eu que o desenvolvo, mas também tenho sempre aquele gosto quando há manifestações de interesse pelo que vai sendo publicado.

Entretanto, aguardo ansiosamente pela defesa da minha tese de doutoramento! Ufa, que parece que o assunto nunca mais fica arrumado. Mas tenho boas notícias! Fui eleita como secretária do Advisory Board dos Young Researchers of the Complex System Society – http://yrcss.cssociety.org/community/ – que é dedicada a divulgar e a apoiar iniciativas para jovens cientistas! Desde bolsas de viagens a apoio nas organizações de diversos eventos, a comunidade yrCSS tem-se mostrado importantíssima para o crescimento de jovens investigadores, um pouco por toda a parte, proporcionando excelentes oportunidades de intercâmbio, convívio e produção científica interdisciplinar. De forma inesperada, mas muito lisonjeira, fui eleita para o Advisory Board e posteriormente eleita como secretária. Para mim é um passo muito importante. Não só a nível pessoal, como também enquanto cientista portuguesa. A área em que faço investigação Sistemas Complexos/Redes Complexas, tem imensos centros de investigação pelo mundo fora, mas em Portugal, apesar de termos excelentes investigadores na área e de estar em crescimento, é como se fosse de nicho. Espero, muito sinceramente, que com este passo possa também ajudar a motivar mais jovens cientistas em Portugal a entusiasmarem-se por esta área tão fascinante. 

Por agora é tudo! Assim que as coisas acalmem pode ser que volte tudo ao normal. Tenham uma excelente semana, cheia de energia positiva! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide