Sugestões de Natal, por João Morales: O Fagote de Shatner Outros Contos, de Rui Eduardo Paes

O Fagote de Shatner Outros Contos

Rui Eduardo Paes

Chili com Carne/ Thisco

144 págs

13 euros

Quem não conheça o autor poderá aproximar-se por um equívoco inicial, originado pela ironia do título, que induz a presença de um livro de ficção. Todos os que conhecem a escrita de Rui Eduardo Paes sabem que, não só o material utilizado provém da realidade (musical, sociológica, antropológica, económica, política – no sentido mais amplo do termo) como esta é mais uma oportunidade para ler um dos mais cultos críticos musicais do panorama português, capaz de sustentar laços e conexões, ao invés de apenas elencar nomes e designações.

Aliás, Rui Eduardo Paes já fez saber na Internet que este seria o seu último livro o que, ao revelar-se verdade (e acentuado pelo facto de nunca ter procurado a reedição dos seus primeiros livros, obras-primas vitais, como Ruínas: A Música de Arte no final do Século, Hugin, 1996; A Orelha Perdida de Van Gogh, Hugin, 1998; Cyber-Parker, Hugin, 1999), será uma perda enorme para quem gosta de aprofundar os seus conhecimentos musicais e olhar a música (apenas aparente oximoro) como um reflexo da realidade, assimilando as suas transformações e tendências.

E o título? O Capitão kirk, da série Star Treck, exemplo paradigmático da chegada da Ficção Científica à Televisão, tinha por hobby tocar fagote. E o que começa por ser um excelente pretexto para elencar alguns nomes de exímios músicos deste instrumento, rapidamente dá lugar ao ritmo de mudanças de plano e articulação de diferentes áreas do saber e do pensar que, todos aqueles que habituados aos livros de Rui Eduardo Paes já anão estranham e todos os outros rapidamente aprendem a saborear.

O livro encontra-se divido em três partes, com a primeira a tomar por eixo central o sexo e as suas manifestações, discorrendo sobre diferentes estilos musicais s estéticas, ao mesmo tempo que o leitor se vê enredado numa teia de Filosofia, Política, Erotismo, Fetichismo, entre diversos exemplos de experimentação musical e referências avulso que estabelecem conexões e interpretações.

Ainda do ponto da frágil estrutura – isto, no sentido em que, a divisão tripartida, apesar de simbólica, não deixa de ser apenas uma desculpa para a arrumação dos elementos que compõem este receituário musical e artístico – a segunda etapa inicia-se em torno da loucura. A partir de uma frase de Erasmo de Roterdão, somos convidados a mais uma viagem por músicos, instrumentos e conjugações que podem surpreender muitos dos leitores. E abrindo os horizontes de todo eles, claro está.

A terceira parte evoca a morte, completando um triângulo semiótico que até deixa espaço aberto para a imaginação. Afinal, se ao centro da “narrativa” estava a perda da razão, da lucidez ou das falsas certezas, nada como ancorar tudo o resto nos polos dinamizadores da actividade humana: Eros e Thanatos serão sempre as alavancas que erguem a dimensão humana.

João Morales

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide