Sugestões de Natal, por João Morales: Manual do Bom Fascista, de Rui Zink

Manual do Bom Fascista

Rui Zink

Ideias de ler

176 págs

15,50 euros

Poder-se-ia dizer que se trata de uma sátira, construída formalmente como um guia de ajuda, tendo em conta o humor e a compreensão como ferramentas para a canalização de um texto suficientemente acessível. Mas seria redutor.

Rui Zink aproveita para denunciar o irrazoável que habita em cada um de nós, tantas vezes acantonado nas mais profundas certezas, das quais não abdicamos, pelas mais nobres razões, é bom de ver.

O alinhamento do discurso deixa-nos a ponderar como, apesar da bondade das intenções de cada um (e já sabemos que, quando mundo se divide em justos e injustos, são os primeiros a fazer a divisão) existem pequenas intransigências que, quando exacerbadas, levam à discriminação, a um sentimento de plena posse da razão, a uma incapacidade de lidar com a diferença – de ideias, posturas, hábitos, crenças, gostos…

Há exercícios propostos, pequenos testes que convidam à reflexão, relatos apoiados no mais evidente e ingenuamente real quotidiano, até mesmo algumas alfinetadas em torno da polémica questão do Acordo Orográfico. Ou ainda da bem contemporânea questão de Género: «no fundo, as mulheres sempre tiveram imenso poder; não era preciso o voto para nada».

Ao convidar-nos a questionar algumas das perguntas ou exclamações mais típicas dos nossos dias, Rui Zink estende o pano de fundo que serve de cenário para a sua encenação, demonstrando como, no limite, não há categorias puras de seres impolutos e libertos de qualquer forma de fascismo – isto, encarando o termo no seu sentido mais amplo, muito para além da suas da sua definição histórica académica, e que é, justamente, um dos argumentos para isentar derivações dessa mesma prepotência endémica.

Há que ter cautela com livros desta natureza e não permitir que sejam lidos para além do seu carácter meramente lúdico, caso contrário, ainda poderiam desencadear algum tipo de raciocínio mais flexível e liberto de espartilhos prévios face à catalogação dos movimentos s tendências ideológicas. No Ensino, por exemplo. «E todos sabemos que a escola não é para meter ideias. A escola é para ensinar», como escreve o autor, ele mesmo professor durante toda a sua vida profissional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on whatsapp
Subscrever
Notificar-me de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
  • Sobre

    Olá a todos, sejam muito bem-vindos! O meu nome é Sofia Teixeira e sou a autora do BranMorrighan, o meu blogue pessoal criado a 13 de Dezembro de 2008.

    O nome tem origens no fantástico e na mitologia celta. Bran, o abençoado, e Morrighan, a deusa da guerra, têm sido os símbolos desta aventura com mais de uma década, ambos representados por um corvo.

    Subscritores do blog

    Recebe notificação dos novos conteúdos e partilhas exclusivas. Faz parte da nossa Comunidade!

    Categorias do Blog

    Leituras da Sofia

    Apneia
    tagged: currently-reading
    A Curse of Roses
    tagged: currently-reading

    goodreads.com

    2022 Reading Challenge

    2022 Reading Challenge
    Sofia has read 7 books toward her goal of 24 books.
    hide